Blog do Preletor Cleber de Amorim

Blog do Preletor Cleber de Amorim

Lição 11– Davi e a Restauração ao Culto a Jeová

De 13 de Dezembro de 2009

Comentário: Pb Cleber de Amorim / Criciúma SC
E-MAIL: cleberpalavra@yahoo.com.br
MSN: cleber.comjesus@hotmail.com
BLOG: preletorcleberdeamorim.blogspot.com
Contato: 048 34339454 – 8806 2527

Comentário da Lição nº 11 da Revista da Escola Bíblica Dominical, das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB) Ed. CPAD, RJ, 4º Trimestre de 2009.

Leitura Bíblica em Classe: I Crônicas 16. 7 - 14.

Divisão Tópica

Introdução

I – O CULTO E SEU PROPÓSITO

1 – O altar do holocausto e do incenso.
2 – A arca.

II – O CULTO E SUA LITURGIA

1 – A liturgia na velha aliança.
2 – A liturgia na nova aliança.


Conclusão




Subsídio


Introdução


Paz do Senhor aos amados professores (as) da EBD. Nesta lição teremos a oportunidade de meditarmos sobre este tema tão lindo – a Adoração. Em tempos onde se fala tanto em adorar, exaltar e magnificar o Senhor. Onde se produz músicas em toque de caixa, num frenético ritmo materialista. Onde se faz muita coreografia, quando se dança muito e se tira os pés do chão. Percebemos a falta da exata compreensão do tema.

Como educadores cristãos e membros do magistério de Cristo, não podemos perder a oportunidade de ministrar de forma clara e bíblica, sem preconceitos, porém pautados pelo equilíbrio e baseados na palavra de Deus, sobre tão auspicioso tema, que vem sendo desvirtuado e causando tantos problemas a obra de Deus.


Definindo Adoração


Não há um termo específico dentro dos idiomas bíblicos, que defina propriamente adoração como ela é exposta no idioma português.

Para nós de fala latina, a adoração tem um caráter estritamente religioso e eclesiástico. Ad à Oris,“Adorare” em Latim, quer dizer levar a mão a boca. Ou ainda Ad Orare, literalmente falar, expressar pela boca. Veja que Oris em Latim que significa boca é a palavra raiz. Na realidade com a boca o adorador pode Falar, cantar, orar ou até mesmo beijar, como no caso da mulher que levou a boca os pés de Jesus, os beijando e lavando-os com suas lágrimas e enxugando-os com seus cabelos (Lucas 7. 36 – 38). Para este comentarista, a mais linda e extrema atitude adoradora em toda a escritura.

Mas o grego e o hebraico nos trazem terminologias ricas em detalhes e ações, que nos levarão a uma maior compreensão e abrangência desta atitude. Quanto mais conhecermos acerca do tema, mais sentiremos e perceberemos a distância que nossos “levitas artistas de hoje” nos estão levando quando falam em adoração. É perigoso o terreno onde eles pisam. Às vezes penso que esta adoração parece com as dos samaritanos (João 4. 20 – 22), que até aos dias atuais ainda sacrificam no monte Gerizim.

Terminologias básicas

Sãhãh (Hb) e Gonú (Gr) Ajoelhar-se. A atitude é a mesma seja diante de reis, autoridades e claro a Deus (Jeová para os Judeus) ou a outra divindade. O relato bíblico só no Antigo Testamento faz em mais de 170 vezes referência a este termo de forma genérica. Porém como a concepção hebraica monoteísta e sua influência sobre a igreja, no que diz respeito a culto e a Jesus Cristo, nos remetem a adoração apenas ao Deus de Israel. A concepção Triúna de Deus, percebida pela igreja neste caso, não incorre em idolatria, pois não adoramos a “deuses” e sim a um Deus manifesto em três pessoas.

Proskuném (Gr). Prostrar-se diante de. Há uma diferença entre ajoelhar-se e prostrar-se. Quando se ajoelha, apenas se flexiona um ou os dois joelhos. Rabinos judeus reconheciam a parcialidade da genuflexão. Porém, o prostrar-se fala-se das mãos, pés e rosto estendidos em terra. Ou seja, ato de total rendição, humilhação e entrega. Ato praticado por escravos, servos e afins. Demonstração de reverência e respeito. Ex.: Prostração a reis (I Cr 29.20), ao homem de Deus (II Rs 1.13), e a Deus (I Rs 8.54 e Dn 6.10).

Latreia (Gr). Termo introduzido as escrituras pela septuaginta. O tremo tem haver com salário por serviço prestado. Também tem a ver com esforço físico, trabalho. No sentido religioso confere o sentido de servir com trabalho e esforço. Porém servir é a chave da compreensão do termo.

Portanto todo adorador deve esforçar-se e trabalhar por seu Deus e sua fé. Tem este termo muito haver com o levirato, seu serviço nos rituais do culto hebraico, e com o fato de os levitas não trabalharem secularmente para si, mas para Deus e Dele receberem a recompensa. Alguns exemplos de sua aplicação poderemos ver em Atos 7. 42; 24.14; Filipenses 3.3 etc.

Leiturgeia (Gr). Este termo tem haver com o serviço dos funcionários públicos. Esta compreensão é muito antiga, datando desde os tempos do império egípcio. Este serviço tem seus procedimentos e atitudes burocráticas e práticas, dando certo “formato” a ações provenientes do serviço. Ex: Um policial tem um procedimento de trabalho, o professor outro. Mesmos sendo os dois funcionários do mesmo governo, porém suas ações são pautadas pela necessidade da função. Por isso confundimos os rituais e sequências de ações de um culto a liturgia. Sem contar com a concepção romana da missa e sua intransigente formalidade.

Lc 1.23; Atos 13.27; Rm 15.27; II Co 9.12; Fp 2.17,30; Hb 8.6; 9.21;10.11; são os textos onde se encontram alusões ao termo. A de se frisar aqui que este não é um termo de relevada importância na teologia Neotestamentária.

Homologia (Gr). De homo – igual, e logia – palavra/ciência. Tem haver com confissão ou testemunho da igreja no que rege sua crença. Não podemos ser separados como igreja, tendo cada um a sua teologia, fé e prática cristãs. Tem haver com a confissão de pecados também. A confissão por Cristo é o maior exemplo de homologia (Rm 10. 9,10), ou adoração a Deus.

Sebomai (Gr). Literalmente venerar, temor e devoção (Mt 15.7; Mc 7.7; At 16.14; 18.7,13). Neste sentido o adorador é um devoto.

Irmãos, cabe a cada um nós, depois de analisarmos estas terminologias, concluir que a adoração biblicamente falando, nos remete a ações e atitudes que envolvem um conhecimento do nosso Deus, e a disponibilidade de todo o nosso ser, ao seu serviço, ministério e culto.


Formas e local de adoração


No Antigo Testamento a adoração de Israel tem um caráter mais formal e ritualista. O culto levita tem cerimoniais lindíssimos e cheios de detalhes que figurada e profeticamente apontam ao messias. Estes rituais como queima de holocaustos e sacrifícios cruentos, incensos, buzinas e outros, não necessariamente se fazem partes integrantes do culto da igreja Neotestamentária, ou dogmas para nossas reuniões.

O culto israelita tinha rituais, lugar (Jerusalém) e o templo com seus cerimoniais. Os levitas, sacerdotes e seu ministério sacerdotal.

No Novo Testamento o cerimonialismo, ritualismo e sacerdócio levita deixam de ter importância cúltica na vida da igreja cosmopolita, abrangente e heterogenia etnicamente falando. Nela o culto não está preso a templo, figuras e ritos. Mas sim no interior do salvo, que é agora templo do Espírito Santo. Nela, onde ouver um adorador Deus estará ali. Isto, porém não despreza o caráter do templo, do formato de um culto onde a maior expressão de louvor, respeito e ordem estejam inseridos na prática da adoração.

Gritos, assovios, danças e outras manifestações animáticas e humanas devem ser vigiadas, podadas e analisadas. Pois a adoração tem um fim produtivo espiritualmente falando, e não libertino. As manifestações de alegria de Davi e Mirian não são base para justificar danças, saltos e outras manifestações do tipo. Eles procederam assim em situações inusitadas, não de forma premeditada e ensaiada, e sim de forma individual (pois nem todos dançaram, pularam e compuseram hinos). Agora, manifestações do Espírito jamais devem ser tolhidas. Portanto gente, vamos ter equilíbrio e vamos manter a ordem no culto.

Segundo Paulo o culto deve ter ordem (I Co 14.40). Não há base bíblica para danças e outras manifestações performáticas no culto cristão. Nas exortações paulinas acerca do culto cristão (I Co 12.1 – 14.40) não vemos falar-se de danças, coreografias, saltos, gritos, pulos e outras manifestações semelhantes. Senão vejamos os componentes do culto segundo a visão Neotestamentária, e que deve reger a igreja:

1) Oração
2) Louvor – hinos, salmos e cânticos espirituais
3) Confissão de pecados
4) Confissão de fé (batismo)
5) Leitura da Bíblia (Palavra de Deus)
6) Pregação – Kerugma (anúncio do evangelho com fim salvífico)
7) Ensino – Didátika/Docere (exortação, edificação e consolação)
8) Ceia do Senhor
9) Coletas

Irmãos, não devemos ser dogmáticos e intransigentes com as manifestações culturais de povos e culturas alcançadas pelo evangelho. Afinal Deus salvará povos e tribos de todas as nações da terra. Porém devemos analisar a origem destas manifestações. O Brasil é um imenso exemplo disso. A convergência de vários povos, raças e crenças, na formação de nosso povo, formaram esta imensa colcha de retalhos. Porém ao analisarmos a cultura indígena, a africana, oriental etc, observaremos desvios doutrinários e teológicos, filosóficos e espirituais. Estas práticas devem ser substituídas pelo ensino (doutrina) cristão e conduzir estes povos a verdadeira adoração ao Senhor Jesus.

Assim como devemos fugir dos modismos, dos shows performáticos e dos devaneios hebraístas, com seus ritos lindíssimos, porém ultrapassados no quesito salvação.

Vimos com preocupação os cultos neopentecostais e carismáticos. Muito abertos a multidões e apelos psicológicos, humanistas e de marketing. Com certeza o culto a Deus deve ser dinâmico (não psicodélico), mas não nas ações humanas, e sim no “dunamis” (poder do Espírito), que move dinâmica e profeticamente o povo de Deus, na evangelização e testemunho salvador de Jesus Cristo.

E por fim, a adoração deve renovar-se no poder do Espírito, e não depender de ritmos modernos e atuais (esta discussão tem causado discórdia entre jovens e “antigos” na igreja), estratégias e outras formas de modificar-se o culto através dos tempos. O que muda é o ser humano irmãos, e suas exigências, Deus porém não muda e seus gostos também. A pergunta é: O que oferecerei ao Senhor por tudo que Ele me tem feito? Um rock, um hip hop, um pagode etc, por que eu gosto e é atual. Quem recebe o culto é Deus, então é pertinente perguntar a Ele, se meu sacrifício é aceito ou não?

Neste ponto Abel e Caim dão um bom exemplo disso, Deus aceitou a adoração de um, e de outro não. Por quê? O próprio texto responde: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? (Gn 4.7). Não tem nada haver com Abel oferecendo oferta de sangue, e Caim não. Nem que Abel era geração santa e Caim do diabo (como dizem os doutores da seita do Tabernáculo), pois era fruto de uma relação de Eva com a Serpente! Pode? Mas a rejeição de Deus a adoração de Caim, se deu pelo fato de ele não agradar a Deus naquele momento.

Para finalizar este ponto, deixamos um recado aos carismáticos católicos. Não há diferença entre adorar e venerar. Quem adora venera, e quem venera adora. E também, a adoração deve ser dirigida estritamente a Deus. A salvação veio dos judeus (João 4.10) - Jesus era judeu, e Deus os ensinou a adorá-lo somente. Jamais em toda Bíblia, Deus tolerou imagens de escultura seja de quem for. E jamais permitirá devoção e veneração à imagem e lembrança de ninguém. Este não é o culto cristão!

E aos crentes evangélicos e protestantes de hoje, deixamos claro de que se você é movido a ir aos cultos porque A, B ou C, seja ele quem for, estará no culto, você já pecou e caiu em idolatria. Pois quem me motiva a ir às reuniões de culto deve ser o Senhor Jesus Cristo!

Com relação ao rei Davi, o que mais o destaca em relação aos outros reis de Israel é esta diligência em servir ao Senhor com o melhor, o mais caro, a primazia, a primícia. Que este seja o sentimento no coração principalmente dos obreiros, dos nossos ministros, que devem reger a obra de Deus e seus ministérios não por impulsos comerciais, e sim espirituais. E que seus serviços sejam para o engrandecimento da obra de Deus na terra, e para honra, glória e louvor daquele que era que é, e há de vir!


Conclusão


Adoração é atitude, serviço, entrega, humildade, reverência, devoção, veneração a Deus. Mais do que palavras, adoração é atitude. O adorador não necessariamente será famoso, cantor, dançarino ou outra coisa qualquer. Muito menos receberá valores para isto. Mas sim aquele que prioriza o Senhor em sua existência, e a Ele entrega o melhor – a sua vida. Que seus projetos, sonhos e realizações sirvam para louvarem a este Deus!

Que este Deus lhe abençoe muito.


Professor, Deus te abençoe e boa aula amado. Não se esqueça de acessar o blog preletorcleberdeamorim.blogspot.com, e pôr ali seus comentários e perguntas. Atenderemos os amados com o maior prazer.


Abaixo deixamos uma relação de utensílios do culto hebreu, para o seu enlevo espiritual.


O Acampamento dos Filhos de IsraelOs Filhos de Israel em Marcha



O altar de bronze era de 5 cúbitos quadrados x 3 cúbitos de altura. Foi feito de madeira de cetim revestido de bronze com chifres em cada canto.

'O Altar de Bronze' (Êx 27:1-5)

Quando o Israelita se aproximava do tabernáculo com o seu sacrifício e atravessava aquele portão de entrada ele encontrava entre ele e o tabernáculo um altar com um sacerdote ao lado. O altar de forma quadrada. Sua largura e comprimento era exatamente igual à altura da cerca de linho branco ao redor do átrio com 5 cúbitos (2,25 metros). Sua altura era de 3 cúbitos (1,35 metros) e foi feito de madeira de acácia revestida com bronze com chifres em cada canto. Ex 27:1-5 " FARÁS também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura. E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de cobre. Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre. Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos.

E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar."Este era o altar no qual os sacrifícios eram feitos conforme descreve Lv.1:9, como um doce sabor para o Senhor. Era onde o sangue era derramado e o pecador era perdoado. Não importa quão boa pessoa fosse, sem o derramamento de sangue não havia nenhum perdão. Lv 17:11 " Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma."

Fora do altar de bronze não havia outro modo de se aproximar de Deus. A aliança com Yahweh, era uma aliança de sangue e então o animal inocente representava o pecador, e tomava o lugar dele no altar. É por isso que se colocava as mãos na vítima inocente, a seguir o violento corte na garganta. Uma imagem que faria sua pele se arrepiar, que trazia uma incrível consciência do pecado, e do seu salário que é a morte. Só então ele seria aceito e declarado limpo. O sangue do animal cobriria até o próprio Deus (O Cordeiro de Deus) que levaria o pecado de uma vez por todas. O sacerdote então pegaria o sangue em uma bacia, e despejava o sangue ao pé do altar, e fazia o sacrifício, e o pecador iria para casa perdoado até o próximo pecado.

Eram feitos sacrifícios ao longo do ano, mas o sacrifício anual era feito pelo sumo sacerdote no Dia da Expiação (Yom Kippur), uma vez por ano .para expiar os pecados da nação. Seus Sete Nomes Êx 27:1 " Farás também o altar de madeira de acácia..."Êx 38:30 " E dele fez as bases da porta da tenda da congregação e o altar de bronze, e o crivo de bronze e todos os utensílios do altar."Êx 35:16 "O altar do holocausto (ofertas queimadas), e o crivo de bronze, os seus varais, e todos os seus pertences, a pia e a sua base," Êx 29:12 " Depois tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar." Lv 1:5 " Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes , oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação."Ml 1:7 " Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível." (compare com Lv 21:6,22) Mal 2:13 " Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do SENHOR de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão."

Altar

Um antigo altar

Hoje, enquanto a palavra portuguesa 'altar', em nossa tradução foi formado do adjetivo latino que significa 'alto' esta é uma derivação eclesiástica recente, e não tem qualquer ligação com o significado hebraico. Em hebraico a palavra está baseada em um verbo que significa 'sacrificar' e 'altar' significa 'um lugar onde o sacrifício é feito'. O que significa 'levantado'. O sacrifício era levantado, e então descia na grade de bronze pelo sacerdote onde permanecia levantado acima da terra. Também significa o sacrifício que é levantado para cima, na forma de fumaça para o Senhor.

Antes do tabernáculo esses que quisessem agradar a Deus construíam um altar e invocavam o nome do SENHOR: Gn 4:4 " E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta." Gen 4:25-26 "E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR."Gn 8:20 " E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar." Gn 12:7 " E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera."Gn 12:8 "E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR."Gn 26:25 " Então edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço." Gen 33:20 " E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel."Gn 35:2-3 Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado. "
Seu Tamanho

Êx 27:1 "Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura " Não é possível reproduzir o desenho do Altar de Holocausto ou altar de bronze exatamente (como era conhecido) mas uma idéia geral pode ser tirada das descrições no texto. - Era quadrado (ilimitado) - Era de 5 cúbitos quadrados (incapacidade humana) - Era de 3 cúbitos de alto (Completa e total Provisão de Deus) (Veja A Escritura e os Números) - Observe que era o maior vaso. (o sacrifício torna o resto possível) O altar era grande bastante para conter o resto. Sua Natureza - Foi feito de madeira de acácia (indestrutível) - Era coberto de bronze (juízo) - Era da terra (não artificial) Êx 20:24 " Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei." - Não tinha degraus (A nudez humana seria exposta) feitos pelo homem.Ex: 20:26 " Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles."Seus 4 Chifres (O Poder ilimitado) (universal) Ex 27:2 "E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de cobre."

O Chifre

O chifre simbolizava poder.

O chifre sempre foi simbolizado como a força de um animal. Ou o poder de uma pessoa ou nação. Sl 89:17 "Pois tu és a glória da sua força; e no teu favor será exaltado o nosso poder." Lm 2:3 "No furor da sua ira cortou toda a força de Israel; retirou para trás a sua destra de diante do inimigo; e ardeu contra Jacó, como labareda de fogo que consome em redor."
Examinando o verso vemos nós que o altar e seus chifres eram um. Da mesma maneira o Senhor e o seu poder são inseparavelmente ligados .

Não há limites para o poder de Deus quando um sacrifício é feito. Note o que também é ensinado em relação aos chifres: Ex 29:12 "Depois tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar."Havia poder ilimitado no sangue aspergido nos chifres. Também porque o sangue representa vida, e o sacrifício era um substituto, a vida de pecadores redimidos se tornaria uma com Deus. Havia uma união de sangue entre o altar, os chifres, e o pecador. Também é vista a misericórdia de Deus aqui. É importante notar que sendo um lugar de sacrifício onde foram usados os quatro chifres para amarrar o animal para o sacrifício, também era um lugar de refúgio. Um homem que foi acusado falsamente de assassinato poderia correr lá para segurança e agarrar-se nos chifres. Se ele fosse inocente eles o protegeriam. Êx 21:12-14 "Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto. Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá. Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra."Um exemplo é Adonias. Temendo a ira do jovem Rei Salomão, Adonias, seu irmão mais velho, foi e agarrou-se nas pontas do altar para refugiar-se. I Rs 1:50 "Porém Adonias temeu a Salomão; e levantou-se, e foi, e apegou-se às pontas do altar."

Outro exemplo é Joabe, por toda a sua vida, chefe de exército de Davi,: I Rs2:28 " E chegou a notícia até Joabe (porque Joabe tinha se desviado seguindo a Adonias, ainda que não tinha se desviado seguindo a Absalão), e Joabe fugiu para o tabernáculo do SENHOR, e apegou-se às pontas do altar. " Os sacrifícios também foram amarrados com cordas aos chifres: Sl 118:27 " Deus é o SENHOR que nos mostrou a luz; atai o sacrifício da festa com cordas, até às pontas do altar. " Os Utensílios Êx 27:3-5 " Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre. Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos. E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar."

(1) as Bacias para receber as Cinzas - Era tomado grande cuidado com as cinzas. - Elas não eram levadas para fora do acampamento e lançadas em qualquer lugar. Mas só em um lugar limpo. - Elas eram preciosas porque elas falavam da aceitação de Deus.

Cinzas

As Cinzas também eram um símbolo da completa destruição, e por causa disso, as pessoas sentavam-se em cinzas e lançavam cinzas em suas cabeças, ou vestiam-se a si mesmos de saco e cinzas como um sinal de pesar e lamentação, dizendo "Deus, eu não sou nada, socorra-me, por favor!". As Cinzas também serviam para a limpeza e purificação:Num 19:17 "Para um imundo, pois, tomarão da cinza da queima da expiação, e sobre ela colocarão água corrente num vaso."

(2) pás - Eram usadas para tirar as cinzas do altar e colocá-las na bacia.

(3) as Bacias - O sacerdote colocava o sangue em uma bacia e o usava isto para aspergir, e despejar no fundo do altar.

(4) Garfos - O garfo era um instrumento com três pontas e usado para colocar os pedaços da oferta noaltar. 1Sm 2:13 " Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão;"

(5) Braseiros- levavam o fogo (brasas) do altar no Lugar Santo para o serviço no altar de incenso. O altar de bronze sustenta o altar de incenso. Lv 16:12 "Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do SENHOR, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu- Não havia nenhuma dúvida que os braseiros eram usados para levar o fogo na caminhada.

(6) A Grade de Bronze- Havia uma grade de bronze que parecia estar sobre uma borda interna do altar onde os animais sacrificados eram colocados amarrado a argolas e então consumidos. Permitia que a gordura gotejasse abaixo e as cinzas caíssem abaixo. - O sacrifício portanto estava então no altar e não nisto.- A grade era da altura do solo como o propiciatório. (A misericóridia e juízo são iguais): Sl 101:1 "Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei."Rm 11:22 " Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado." Seu Fogo

O fogo no altar foi aceso originalmente por Deus e nunca poderia ser apagado: Lv 9:24 " Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces." Lv 6:12-13 " O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. "

Fogo

(1) O fogo era o símbolo da presença do Senhor, e o instrumento do Seu poder, ou o seu modo de aprovação ou de destruição: Êx 14:24 " E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o SENHOR, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios. "Num 11:1 " E ACONTECEU que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial. "O Senhor apareceu na sarça ardente no Monte Sinai: Êx 3:2 "E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia." Êx 19:18 " E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

" O Senhor também se revelou no meio do fogo para muitos, como Isaías, Ezequiel, e João. Note como Ele virá em sua segunda vinda: 2 Ts 1:7-9 " E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, " Deus castiga o pecado com o fogo de Sua ira: Ez 21:31 " E derramarei sobre ti a minha indignação, assoprarei contra ti o fogo do meu furor, entregar-te-ei nas mãos dos homens brutais, inventores de destruição. " Hb 12:29 "Porque o nosso Deus é um fogo consumidor."

(2) O fogo também é figura de outras coisas na Bíblia: - A Palavra de Deus Jr 5:14 " Portanto assim diz o SENHOR Deus dos Exércitos: Porquanto disseste tal palavra, eis que converterei as minhas palavras na tua boca em fogo, e a este povo em lenha, eles serão consumidos. "Jr 23:29 " Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?" - O Espírito Santo Is 4:4 " Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém, do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.

"Atos 2:3-4 " E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. "- Anjos Sl 104:4 " Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador."- Luxúria Pv 6:27-28 " Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?"- Maldade Is 9:18 " Porque a impiedade lavra como um fogo, ela devora as sarças e os espinheiros; e ela se ateará no emaranhado da floresta; e subirão em espessas nuvens de fumaça. " - A Língua Pv 16:27 " O homem ímpio cava o mal, e nos seus lábios há como que uma fogueira.

"Tg 3:6 " A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno."- Os hipócritas Is 50:11 " Eis que todos vós, que acendeis fogo, e vos cingis com faíscas, andai entre as labaredas do vosso fogo, e entre as faíscas, que acendestes. Isto vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis."- Perseguição Lc 12:49-53 " Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso? Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se! Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra."

Juízos Ez 39:6 " E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o SENHOR." Gn 19:24 " Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; " Is 66:24 " E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne." - Purificações 1 Co 3:12-15 .

E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo."

Também não poderia haver NENHUM fogo estranho no altar Lv 10:1-3 " E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se."

Suas varas

As varas eram longas barras feitas de de madeira de Acácia cobertas com bronze. Foram usadas para transportar o altar sempre que o acampamento se movia. Quando o acampamento se movia, foi coberto com pele de texugo e com um tecido púrpura, e levado pelos sacerdotes (Coatitas). O altar sempre estava com eles, não importa para onde viajassem ou estivessem na terra prometida. Eles eram estranhos e peregrinos no deserto, mas a provisão pelo sangue sempre estava disponível. No templo de Ezequiel que é um quadro da reino milenar em Israel, o altar não tem nenhuma vara ou argolas (Ez 43). Seu Caráter Santo - O Altar foi consagrado (santísssimo) Êx 29:44 " E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio."Êx 40:10 " Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo." - O Altar foi ungido com óleo Lv 8:10-11 " Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou; E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las."

O Altar santificava o pecador Lv 20:7 " Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus."Nm 4:15 " Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação." - No Altar só serviam os sacerdotes (os filhos de Arão) Nm 18:2-3 " E também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho.

E eles cumprirão as tuas ordens e terão o encargo de toda a tenda; mas não se chegarão aos utensílios do santuário, nem ao altar, para que não morram, tanto eles como vós." - O povo trazia as suas ofertas ao Altar Mt 5:23-24 " Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta." - O Altar santificava todas as ofertasMt 23:18-19 " E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?" - Nada profano ou impuro seria colocado no Altar Lev 22:22 " O cego, ou quebrado, ou aleijado, o verrugoso, ou sarnoso, ou cheio de impigens, estes não oferecereis ao SENHOR, e deles não poreis oferta queimada ao SENHOR sobre o altar. "Sem o altar nenhum pecador poderia ser reconciliado, nem poderia estar lá para oferecer a sua adoração a Deus.

Todas as manhãs um cordeiro era oferecido no altar. Em dias de festas especiais e rituais anuais o Altar de Holocausto era o ponto central para as várias cerimônias. Quais os animais utilizados para o sacrifício? Podemos olhar na seção As Cinco Ofertas Levíticas, mas basta dizer que os animais a serem sacrificados poderiam variar de um touro jovem para o pecado do sacerdote ou da congregação, um bode para o pecado de um príncipe, uma cabra ou cordeiro para o povo. Isto significa que o altar poderia ser usado em nome de toda a congregação de Israel ou simplesmente para suprir a necessidade do pecador que tinha achado o seu caminho pelo portão de entrada ,e tinha se aproximado com o cordeiro do sacrifício, para buscar o perdão de Deus. Ele colocava as suas mãos na cabeça da vítima inocente, para que se identificasse com ela, que estava prestes a morrer. Então ele matava o cordeiro inocente. A morte do cordeiro acontecia em lugar da morte do pecador. Era a morte de um substituto.

Aquele que não tinha pecado teve que morrer pelo pecador. O sangue do inocente teve que ser derramado para que a alma do pecador pudesse ser preservada: Ez 18:20-22 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.

De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá." Hb 9:22 "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão."Naquele momento o sacerdote levava com o dedo o sangue da oferta pelo pecado até às pontas do altar de holocausto e despejava o resto do sangue à base do altar.Lv 4:34 " Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação do pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então todo o restante do seu sangue derramará na base do altar." A gordura do animal era removida e queimada no altar. A Expiação tinha sido realizada, e o pecado do homem fôra perdoado.

O pecado tinha causado separação entre o homem e Deus. Este homem então, saía de sua tenda, e caminhava pelo arraial, rumo ao tabernáculo, entrava pela cortina multi-colorida e pelo átrio, levando a vítima expiatória e se apresentado ao sacerdote, como um homem que precisa de perdão, e então confessou o seu pecado. O próximo passo, era que ele tinha que se identificar com o seu sacrifício, pondo as mãos na cabeça do cordeiro.

Ele também soube que o seu pecado não seria perdoado a menos que o sangue fosse derramado. Deus tinha sido muito claro sobre isso. Lev 17:11 " Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma."Como o sangue do cordeiro foi derramado e a sua vida se esvaiu do seu corpo, o Israelita teve o entendimento do fato que: A alma que pecar, esta morrerá. Deus tinha permitido a morte de um cordeiro substituto para que o pecador não fosse morto.

Como vimos, o Israelita exercitou a sua fé e que tendo sido obediente à maneira de Deus perdoar, o seu pecado tinha sido perdoado de fato. As últimas palavras de Deus para o povo de Israel relativo a este ritual eram estas: Lv 4:35 "... assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado."Aceitando as palavras de Deus pela fé, este homem voltou à sua tenda crendo que a separação entre ele e Deus tinha sido removida. Mas, como poderia ser removida pela vida de um animal em favor da vida de um homem, era algo que ele não pôde entender. Ele só soube que ele tinha feito o que Deus havia ordenado. No decorrer da revelação de Deus, depois ficou claro que foram cobertos os pecados de todos os que tiveram fé no sistema expiatório, e foram definitivamente pagos pelo sangue de Cristo.

Como uma dívida renegociada ano a ano (através de cheques trocados), em troca do perdão, mas que um dia precisa ser paga por completo. Como um banco, o céu, por exemplo, teve que pagar todos esses cheques. No céu (que é um banco), Cristo, o Cordeiro de Deus, pagou por completo toda a dívida. O livro de hebreu deixa isto muito claro: Heb 10:4-10 " Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez."

Jesus morreu no altar da cruz.

Um Tipo de Cristo

O próprio Jesus sofreu o fogo de ira de Deus no altar da cruz. Jesus disse, " Ninguém toma a minha vida, mas eu de mim mesmo a dou. Ele escolheu ir para o lugar de abandono e humilhação total e se oferecer pelo pecado, o alvo de toda a ira de Deus. Os seus discípulos fugiram, e as multidões gritaram, "Crucifica-o, " a aristocracia judaica tinha escarnecido dele e O tinha desprezado, os soldados romanos riram d'Ele, o mundo inteiro meneou suas as cabeças, e para que o plano de Deus se cumprisse, Ele teve que O abandonar naquele momento.

Ele foi consumido completamente, de modo que Ele poderia ganhar para Ele uma noiva, e pagar a dívida por completo. O fogo de ira de Deus tinha alcançado Jesus, e de boa vontade, de braços abertos Ele disse, "está consumado" que era um grito de vitória dos romanos em guerra. Desde o tempo de Adão, o diabo recebeu de Adão o domínio (Lc 4) por causa de Adão e da mulher, e o poder da morte entrou neste mundo, porque o salário do pecado é a morte. Quando Jesus morreu, era a morte de um Homem inocente, porque Ele nunca tinha pecado. Quando Satanás e a morte mataram a Jesus, mal sabiam que cometeram suicídio.

Jesus desceu às profundezas, e legalmente tomou as chaves de morte e do hades, do diabo, e libertou aos que haviam crido n'Ele em todos os tempos. Ele morreu para que nós pudéssemos viver. No altar da cruz aconteceu uma grande troca. O inocente pelo culpado. Ele suportou nosso castigo e nós descobrimos a sua inocência e a sua retidão. Então, nós temos a retidão de Cristo pela fé. Isto era o que Deus planejou desde o princípio. Que Ele morreria para aqueles que Ele ama.

Ele sofreu o que nós merecíamos sofrer. Hb 12:2 "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."Jo 1:29 " No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."Hb 13:10 "Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo."Hb 2:14 "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;" I Pe 1:19 "Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado."Hb 2:9 "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos."Ef 5:2 "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."Jo 19:18-19 "Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS."Cl 1:20-22 "E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis."Rm 12:1 "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."



0 Response to " "

Jogos seguros para Crianças

Amigos que seguem o Blog

Um presente de Natal diferente para as crianças

Mande seu E-mail

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme