Blog do Preletor Cleber de Amorim

Blog do Preletor Cleber de Amorim

Lição 02- 2º Trimestre - A Superioridade da Mensagem da Cruz

Lição 02 – A Superioridade da Mensagem da Cruz

De 12 de Abril de 2009

Comentário: Pb Cleber de Amorim / Criciúma SC
e-mail: rodopack@rodopack.com.br
msn: cleber.comjesus@hotmail.com

Graça e Paz a todos os amados professores (as) da amada EBD. Hoje estaremos abordando um tema por demais importante para o cristianismo: A mensagem da cruz de Cristo. Que fique bem claro a cruz não tem significado algum sem Cristo, e também não significa nada sem Ele.

Bem falando em cruz, logo lembramos de condenação, maldição e morte. Biblicamente a primeira menção sobre condenação e exposição por pecados está em Deuteronômio 21.22,23, porém ali a palavra cruz não aparece, pois o hebraico bíblico veterotestamentário não possui uma palavra específica para cruz. Mas o que fica aqui exposto é a síntese da condenação: Morte e exposição pública.

Não cabe aqui uma discussão se Jesus morreu em uma cruz ou em uma estaca, baseado em etimologia de palavras, mas sim por testemunhos e achados arqueológicos e dos pais da Igreja que confirmam a cruz. Este assunto pode até ser polêmico para grupos como as Testemunha de Jeová, por no NT a palavra grega para cruz ser stauros que também significa madeiro. Porém veja as palavras de Tomé: “Se eu não ver os sinais dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos” (Jo20.25); note o plural “dos cravos”. Ele confirma serem dois cravos e não um, denotando assim que cada mão foi pregada a parte. Notemos também que Jesus foi crucificado no ano 18 do reinado de Tibério César, portanto dentro do império Romano, que assim como os gregos haviam copiado este modo de execução dos Fenícios, notórios historicamente por sua violência.

Como podemos ver o propósito da execução pela cruz tinha caráter até mesmo pedagógico, pois expunha o erro, o condenado, e sua Família ao escárnio e desprezo. E afirmar que quem usasse dos mesmos expedientes, seriam condenados da mesma forma, gerando assim um controle sobre o povo.

No NT a cruz tem um significado muito belo, por ser o símbolo da obra redentora de Cristo em favor da humanidade. Nela Cristo converge toda a humanidade para si (Jo 3.14). O que devemos destacar não é a cruz, e sim a sua mensagem, e eficácia sobre o coração daquele que crer nela. Muitos até usam a cruz como símbolo, amuleto, adereço etc. Porém nós não devemos desprezá-la como objeto, como também não supervalorizá-la com intuitos supersticiosos e místicos, atribuindo a ela poderes ou emanações de que ela não possui como implícito está no imaginário popular. O catolicismo adota a cruz como símbolo de seu cristianismo, há também igrejas evangélicas tanto tradicionais como pentecostais (e agora também neo pentecostais... ufa!) que também adotam esta como símbolo. Como também há várias nações e famílias que a adotam como símbolo em seus brasões e estandartes. Porém seja como for, o entendimento da mensagem é o que deverá realmente importar. Pois quem faz a obra não é a cruz e sim o Cristo que nela esteve (não está mais, glória a Deus!).

Exporemos aqui alguns efeitos da cruz de Cristo:

1) Substituição pelos pecadores. A cruz era o nosso Lugar, porém Cristo morreu a nossa morte (Hb 2.9).
2) Sofrimento vicário (substituto). Jesus era o único capaz de nos substituir, por não ter pecado (Hb 2.10; II Co 5.21)
3) Na cruz Jesus estabelece paz entre Deus e os homens, por meio de seu sangue (Cl 1.20).
4) Fez de Cristo nosso único intercessor. Por analogia entendemos que Cristo de braços abertos com uma mão segura o homem, e com a outra o liga a Deus (I Tm 2.5,6).

A muitos outros efeitos da cruz no ministério messiânico (vide Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia de R N Champlin seção de A a C pgs 1025 e 1026). Aconselhamos aqui também o comentários sobre o tema exposto no Dicionário VINE da CPAD, que trará a visão hebraica e grega do tema.

Quanto a lição, fica claro aos professores que a mensagem da cruz deve ter relevância e nortear nossas mensagens, para que nosso ministério seja profícuo e abençoado.

Que a paz esteja com todos,

Boa aula.

0 Response to "Lição 02- 2º Trimestre - A Superioridade da Mensagem da Cruz"

Jogos seguros para Crianças

Amigos que seguem o Blog

Um presente de Natal diferente para as crianças

Mande seu E-mail

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme